Um MVP (Minimum Viable Product) qual é seu objetivo e por que utiliza-lo?
O objetivo de um MVP (produto minimo viável) é aprender, validar e invalidar as suposições iniciais feitas antes de lançar um produto. Em geral, os MVPs estão associados a métodos Ágeis e Lean UX.
O design do MVP é o culminar de um método de trabalho iterativo. Um processo frequentemente usado por designers de UX para projetar rapidamente um produto para ter uma visão de sua finalidade.
« A Minimal Viable Product is … a rolling series of releases that iterate and improve based on a mix of data and vision/judgement. » Giff Constable, Interaction 2011
Produto minimo viável
- Um MVP tem todas as características de um produto acabado, somente elas não são completas em sua totalidade
- Um MVP é acima de tudo um método que se aplica a um meio criativo. No modelo de design tradicional, o designer de experiência contínua produz o produto sem etapas intermediárias. Por outro lado, com o método Ágil, há um questionamento diário das características funcionais do produto.
Para fazer isso, devemos organizar uma rotina diária de tarefas contínuas e medidas. Mantendo o objetivo final em mente, o método Ágil permite manter um progresso sequenciado do projeto. O MVP consiste nos estágios fundamentais desse processo.
Por exemplo, as etapas para introduzir uma nova função específica em um site:
- Estabelecer as funcionalidades técnicas
- Desenvolver um protótipo visual de uma situação
- Desenvolver o serviço para que ele atinja suas principais funções
- Testar o uso primário do serviço como um todo
- Determinar os pontos fortes / fracos do serviço
Usando o método Ágil e Lean, as mudanças de planos são inevitáveis e essas etapas podem ser alteradas a qualquer momento. Portanto, um MVP nunca é finalizado: seu objetivo é trazer soluções para um resultado final.
E esses MVPs podem ser um produto, um conceito ou uma interface.
No geral, o MVP é um processo iterativo, que muda em cada estágio do projeto. Vem em várias fases de pesquisa:
- Compreensão: (pesquisa de usuário) Análise de qualidade de futuros clientes para determinar as ferramentas certas para usar.
- Exploração: (brainstorming) Definir visualmente o conceito e desenvolver os primórdios da narrativa.
- A definição: (a estratégia) Defina o principais objetivos e as especificidades funcionais do produto, tudo sempre de acordo com o usuário.
- Ideia: (prototipagem) Criar um rascunho utilizável, a fim de ter uma visualização rápida e eficaz do produto final.
- A avaliação: (o Teste de usuário) Envie o resultado "modelo" para vários testes de protocolo para chegar a uma conclusão apressada, mas suficiente.
Um MVP é um produto único e utilizável, separado do produto final
No entanto, não há metodologia exata para projetar um MVP. Tudo depende do assunto ao qual se aplica. Todos os MVPs tem uma particularidade em comum: estar focado em um único objetivo.
Um produto MVP deve ter uma função única e específica.
Um serviço MVP deve oferecer apenas um serviço particular e simplificado.
Uma interface do MVP deve se concentrar em um recurso do site / aplicativo.
Mas todos devem executar sua tarefa perfeitamente bem, mesmo que ainda sejam protótipos, necessariamente sem sucesso. Porque os usuários vão querer algo que funcione, e não terão que se sentir frustrados por causa de um bug ou mau funcionamento.
Porque fazer uma maquete se nos podemos ter o produto final?
O design do MVP está alinhado com os métodos de trabalho de um designer de UX. De fato, envolvido em um ciclo Build-Measure-Learn, esse "produto mínimo valioso" peneira a questão de "o que precisamos construir". Mas responder a essa pergunta está no coração da experiência do usuário, com um problema adicional: "O que devemos construir primeiro? ". Sobre esse assunto, um designer de UX tradicional tentará procurar um recurso mínimo para um produto inteiro. E essa abordagem simplesmente não é a essência de um MVP.
« O MVP de uma interface está entre a prototipagem e a realização do produto acabado. » Rob Luke for Skookum Digital WorksVeja como abordar diferentes designs de um MVP efetivo:
1. Sem dores
O minimalismo e as possibilidades do MVP permitirão aliviar e simplificar seu uso: um MVP pode ser simplesmente um botão com uma única ação. Isso também se aplica durante a produção, encurtando o desenvolvimento e focando no aspecto concreto.
2. Argumento fácil
Se o produto ou serviço for destinado a usuários que pagam por ele, é importante observar o modelo de receita básica e o modelo Premium de assinatura. Se você fornecer consultoria especializada, você precisa criar um site com um sistema de gerenciamento de conteúdo antes de testar se isso realmente corresponde a uma solicitação do cliente? Nesse caso, o MVP é simplesmente um boletim informativo. Ou, se você vende um produto, pode fazê-lo sem a carrinho on-line, apenas recebendo pedidos por telefone? Existem muitos recursos que são geralmente considerados "obrigatórios", mas não são realmente necessários para seduzir o cliente ou não se ajustam às suas necessidades.
Você tem que olhar para todos os recursos e se perguntar se eles são realmente o que os usuários precisam ou se estão dispostos a pagar por eles.
3. Imaginário
Em muitos casos, você poderá simular manualmente recursos que serão eventualmente executados pelo sistema. Isso é o que é conhecido como um truque mecânico, no qual você insere uma determinada solicitação, que é então enviada para a pessoa que executa a tarefa e fornece o que parece ser a saída do sistema. Isso funciona principalmente quando o produto ou a aplicação requer um algoritmo complexo para executar uma tarefa (por exemplo, a pesquisa geográfica do raio de uma pessoa medida de acordo com seu posicionamento). No caso de um MVP, é aconselhável simular manualmente primeiro.
4. Simples e sem graça
Os usuários geralmente se concentram no design da interface que têm na mão ou sob os olhos. Portanto, a estratégia certa é ignorar o design que irá vestir seu produto ao projetar seu primeiro MVP. Porque subconscientemente o design dos elementos influenciará as escolhas dos usuários. No entanto, durante um teste técnico, esse não é o objetivo perseguido.
O objetivo é encontrar as tecnologias certas e focar no aspecto técnico e funcional do produto. Aqui o UX terá que restringir seu desejo de projetar uma interface pensada para o usuário.
5. Futurista
Por último, mas não menos importante, esta abordagem tornou-se popular graças à inicialização Lean e ao seu tempo de conclusão muito limitado. Em vez de tentar construir um produto real, imaginamos que o produto existe e vamos tentar vendê-lo. Então você tem que pensar em pós-produção. Como distribuir e anunciar o produto? E imagine um lugar comercial para vendê-lo. Então, no caso em que queremos medir quantos pedestres gostariam de entrar, devemos pensar em criar uma vitrine física sem ter uma loja real. Da mesma forma, se os usuários não estiverem interessados nos detalhes do produto, ela será ainda menos pelo próprio produto. Ou significa que a descrição ou as funcionalidades não são suficientemente realizadas. Em ambos os casos, isso envolve uma modificação do produto através do departamento de marketing.
Essas estratégias, é claro, são apenas um ponto de partida e você provavelmente terá usado uma combinação delas. Mas o mais importante é lembrar que não há uma única maneira de projetar um MVP. É um trabalho e uma arte como qualquer outra. E, na minha opinião, essa é uma das habilidades essenciais para um designer de Agilidade UX ou Lean que deseja se aperfeiçoar.
Mas acima de tudo, não se esqueça que um MVP é feito para corrigir os erros à tempo. E o importante é tirar conclusões e fornecer soluções.
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